Dúvidas Frequentes - Depressão

O humor depressivo (triste) é uma reação normal a frustrações ou perdas. Não deve ser confundido com o transtorno depressivo maior, uma das muitas formas de depressão clínica,que é uma condição médica grave. A depressão compromete o relacionamento familiar, o desempenho profissional e o convívio social. Sabe-se também que sua presença piora o prognóstico de outras doenças. O médico deve ressaltar ao paciente que a depressão maior é uma doença que pode ser tratada,com bons resultados.

Queixas comuns de pacientes com transtorno depressivo:

Dor:
incluindo cefaléia, dor abdominal e de outros tipos.

Insônia ou sonolência excessiva: aumento ou redução do apetite, perda de peso.

Pouca energia: cansaço excessivo, falta de energia ou desânimo.

Diminuição da capacidade para o prazer.

Estado de apatia:
irritabilidade ou ansiedade, ao invés de tristeza, ou associado a ela.

Queixas: relativas ao desempenho ou estímulo sexual.

É frequente que pessoas em estado depressivo pensem mais em morte ou achem a vida um fardo excessivo ou desejem morrer. Os pacientes sentem-se reconfortados quando entendem que idéias suicidas são um sintoma comum de depressão e não um sinal de loucura. Se suicídio parece ser um risco evidente (quando existem planos de risco significativos), consulte um psiquiatra imediatamente.

Uma pequena porcentagem de pacientes com depressão maior apresenta transtorno bipolar. Esses pacientes apresentam alterações cíclicas de humor com alternância de episódios definidos de depressão e mania.No período entre os episódios,podem sentir-se perfeitamente normais.

Na mania, pelo menos quatro dos sintomas apresentados a seguir, devem estar presentes, por um período de pelo menos uma semana.

- período bem definido de humor anormal e persistentemente exaltado, expansivo ou irritável.

- Menor necessidade de sono

- pressão para falar, necessidade de falar e continuar falando.

- dificuldade de manter a atenção.

- fuga de ideias

- aumento de atividades (tanto socialmente como no trabalho, na escola ou em relação ao sexo), ou agitação psicomotora.

- aumento da autoestima ou ideias de grandeza

- diminuição das inibições sociais e envolvimento excessivo em atividades agradáveis com elevado potencial de consequências danosas (compras impulsivas, indiscrições sexuais ou investimentos descabidos).

Tratamento

O objetivo do tratamento da fase aguda é a remissão dos sintomas. A abordagem clínica da depressão inclui:

- Medicamento

- Psicoterapia

- Associação de medicamento e psicoterapia

Dependendo da história da doença e da gravidade do episódio depressivo, escolheremos um tratamento.

Depressão grave - o paciente apresenta praticamente todos os sintomas de depressão, que quase sempre o impedem de realizar suas atividades cotidianas normais.

Depressão Moderada - o paciente apresenta muitos sintomas de depressão, que frequentemente o impedem de cumprir as suas obrigações.

Depressão discreta - o paciente apresenta alguns sintomas de depressão, que o obrigam a um esforço para realizar suas obrigações.

Psicoterapia

Os seguintes aspectos devem ser considerados no tratamento da fase aguda da depressão com uso isolado da psicoterapia:

- sintomas mais discretos

- evolução menos recorrente, crônica ou incapacitante.

- ausência de sintomas psicóticos

- ausência de outros transtornos associados (por exemplo, pânico).

- resposta anterior positiva à psicoterapia

- resposta incompleta ao medicamento

- problemas psicossociais crônicos

- contra indicação ou recusa do medicamento

- preferência do paciente

A psicoterapia deve ser realizada por um psicoterapeuta experiente. É essencial uma criteriosa avaliação médica do grau de depressão, para se evitar que quadros grave sejam privados do necessário tratamento medicamentoso com risco de cronificação.

O tratamento combinado (medicamento associado à psicoterapia) deve ser considerado quando a depressão é mais grave, recuperação insatisfatória entre os episódios, resposta terapêutica incompleta, tanto do medicamento, como a psicoterapia. Evidência de transtorno de personalidade, preferência do paciente.

O tratamento de pacientes com sintomas psicóticos (alucinações, delírios) frequentemente envolve internações e uso de neurolépticos, o encaminhamento é do psiquiatra.

Um número substancial de pacientes, com forma discreta e moderada de depressão obtém alívio dos sintomas. O objetivo do tratamento, é a remissão completa dos sintomas.

Referência: Guia de consulta para clínicos da Sociedade Brasileira de psiquiatria Clínica