Dúvidas Frequentes: Transtornos Ansiosos

São transtornos caracterizados essencialmente pela presença de manifestações ansiosas que não são desencadeadas exclusivamente pela exposição a uma situação determinada. Podem acompanhar sintomas depressivos ou obsessivos, assim como de certas manifestações que traduzem uma ansiedade fóbica, desde que estas manifestações sejam, contudo, claramente secundárias ou pouco graves.

Transtorno de pânico

A característica essencial desse transtorno são os ataques recorrentes de ansiedade grave (ataques de pânico), que não ocorrem exclusivamente numa situação ou em circunstâncias determinadas, mas são de fato imprevisíveis. Como em outros transtornos ansiosos,os sintomas essenciais comportam a ocorrência brutal de palpitação e dores torácicas,tonturas,sensações de irrealidade(despersonalização ou desrealização).Existe além disso,frequentemente um medo secundário de morrer,de perder o auto controle ou de ficar louco.

Ansiedade Generalizada

Ansiedade generalizada e persistente que não ocorre exclusivamente numa situação determinada. Os sintomas são variáveis:nervosismo persistente,tremores,tensão muscular,transpiração,sensação de vazio na cabeça,palpitações,tonturas,desconforto epigástrico.Medos de que o paciente ou seus próximos irão ficar doentes ou sofrer um acidente.

Transtorno misto ansioso ou depressivo

Esta categoria deve ser utilizada quando o sujeito apresenta ao mesmo tempo sintomas ansiosos e depressivos, sem predominância nítida de uns sobre os outros.

Tratamento:

Remédios antidepressivos

Psicoterapia pode ser um poderoso recurso para ajudar o paciente a identificar as situações de ansiedade e lidar com elas.

Correlação entre ansiedade e depressão

Muito embora os atuais manuais de classificação de transtornos mentais tratem separadamente os quadros ansiosos dos depressivos, pesquisas e autores tem se preocupado em estabelecer relações entre esses dois estados psíquicos. Kendell (1974), ao longo de 5 anos de observação, constata que o diagnóstico de depressão, passa para a ansiedade e vice versa. São conhecidos os expressivos sintomas depressivos em doentes com transtornos ansiosos, e parece não se justificar, simplesmente falar em depressão secundária.Fawcet (1984) encontra sintomas depressivos em 65% dos ansiosos e Roth (1972) detecta em grande número de pacientes, irritabilidade, agora fobia, ansiedade, culpa, agitação.

A combinação de farmacoterapia e psicoterapia tem sido a melhor opção para o tratamento de depressão-ansiedade.

Referências:

CID 10 classificação estatística internacional de doenças relacionadas à saúde.

Artigo na Veja-dez-2004 O equilíbrio do cérebro

Akiskal H.S Ansiedade, definição relação com a depressão e proposta para um modelo integrado.