Dúvidas: Frequentes Transtorno Bipolar

O que é transtorno bipolar?

Transtorno bipolar, também conhecido como doença maníaco depressiva, é uma doença mental envolvendo episódios sérios de mania e depressão. O humor da pessoa habitualmente oscila de muito eufórico, agitado e irritável a tristeza e desesperança,e daí,novamente,com período de humor normal entre episódios.

O transtorno bipolar tipicamente começa na adolescência ou no adulto jovem e continua pela vida. Por não ser frequentemente reconhecido como doença,pode causar sofrimento desnecessário às pessoas que o tem.Existem tratamentos eficazes que aliviam enormemente o sofrimento causado pelo transtorno bipolar e podem em geral prevenir suas complicações devastadoras, que chegam a incluir separações conjugais,perda de emprego, abuso de álcool, drogas e suicídio.

O transtorno bipolar tende a acometer famílias e pensa-se que tem um componente hereditário. O transtorno envolve ciclos de mania e depressão.

Os sinais de mania incluem:

- irritabilidade e distraimento extremos

- sentimentos exagerados de estar bem demais ou euforia

- um período prolongado de comportamento diferente do habitual

- energia e atividade aumentadas, inquietação, pensamentos acelerados e fala rápida.

- diminuição da necessidade do sono

- crenças não realistas nas capacidades e poderes próprios.

- julgamento (crítica) prejudicado, não característico.

- impulso sexual aumentado

- abuso de drogas, particularmente cocaína, álcool e medicação para dormir.

- comportamento ofensivo, provocativo ou intrusivo.

- negação de que alguma coisa esteja errada

Os sinais de depressão incluem:

- humor triste e ansioso ou sensação de vazio persistente

- sensação de desesperança ou pessimismo

- sentimentos de culpa, desvalia ou desamparo.

- perda de interesse ou prazer nas atividades habituais, inclusive sexo.

- diminuição da energia, uma sensação de fadiga ou de estar devagar.

- dificuldade de se concentrar, lembrar ou tomar decisões.

- inquietação ou irritabilidade

- distúrbios do sono

- perda de apetite ou de peso, ou ganho de peso.

- dor crônica ou outros sintomas corporais persistentes, os quais não são causados por doenças físicas.

- pensamentos de morte ou suicídio

Os pacientes com transtorno bipolar não costumam apresentar todos os sinais e sintomas de mania ou depressão, mas em alguns episódios da doença apresentam pelo menos alguns deles, em graus de intensidade variando de leve a grave.

Algumas pessoas com transtorno bipolar tem depressões repetidas e somente um episódio ocasional de mania. Em outros a mania ou hipomania pode ser o sintoma principal, e a depressão ocorrer só esporadicamente. De fato, sintomas de mania e depressão podem aparecer misturados (mistos) num único episódio de transtorno bipolar.

Tratamento:

A maioria das pessoas com doença maníaco depressiva pode ser ajudada com tratamento, obtendo, mesmo nos casos mais graves, alívio substancial de seus sintomas. Uma medicação chamada lítio é frequentemente muito eficaz no controle da mania e na prevenção de recorrências de episódios maníacos e depressivos. Outras medicações são também disponíveis: anticonvulsantes, medicamentos antidepressivos (tricíclicos, heterocíclicos e inibidores da manoaminooxidase-IMAO). O tratamento eletroconvulsivo é útil na depressão grave, que não melhora com medicamentos,ou constitua risco alto para o suicídio.

A psicoterapia é muito útil para fornecer apoio, educação ao paciente e a família.

Frequentemente pessoas com essa doença não reconhecem o quão incapacitadas estão, ou atribuem seus problemas a outras causas que não a doença mental. Essas pessoas precisam de estímulo da família e amigos para procurar tratamento. Se a pessoa está no meio de uma crise GRAVE, ela pode ser internada para sua própria proteção e para receber tratamento indispensável. É importante para os pacientes entender que o transtorno bipolar não desaparecerá e que a aderência, persistência contínua ao tratamento, é necessária, a fim de manter a doença sob controle.

Referência: associação brasileira de psiquiatria-ABP